DECRETO N. 2234 – DE 13 DE FEVEREIRO DE 1896
Approva o plano para os uniformes do Corpo de Bombeiros do Districto Federal.
O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, attendendo ao que expoz o Commandante do Corpo de Bombeiros do Districto Federal, resolve approvar o plano para os uniformes do mesmo Corpo, que a este acompanha, assignado pelo Ministro de Estado da Justiça e Negocios Interiores.
Capital Federal, 13 de fevereiro de 1896, 8º da Republica.
PRUDENTE J. DE Moraes Barros.
Dr. Antonio Gonçalves Ferreira.
Plano de uniformes para o Corpo de Bombeiros do Districto Federal, approvado pelo decreto n. 2234 desta data
OFFICIAES
1º uniforme
Chapéo armado, sobrecasaca preta, gravata de laço, dragonas, calça azul com galão, banda, talim de cadarço sobre a banda, espada, fiador dourado, luvas de pellica branca, botinas de verniz.
2º uniforme
Kepi com pennacho, dolman, dragonas, calça azul sem galão, talim de couro, espada e fiador do 1º uniforme, luvas de pellica preta, botinas de bezerro com polainas brancas.
3º uniforme
Kepi, capa branca ou de oleado, dolman, calça azul, sem galão, ou branca, talim de couro, espada, fiador de retroz, botinas de bezerro e luvas de pellica preta.
4º uniforme
Blusa azul ou parda, calça azul, branca ou parda, capacete sem capa ou com capa branca, cinto gymnastico, botinas de bezerro.
PRAÇAS
1º uniforme
Capacete com pennacho, blusa azul com braçadeiras, calça azul, cinto gymnastico, botinas com polainas.
2º uniforme
Capacete com capa branca ou sem ella, blusa azul, calça azul ou branca, cinto gymnastico, botinas com polainas ou sem ellas.
3º uniforme
Capacete, blusa e calça de brim pardo, cinto gymnastico, botinas.
4º uniforme
Gorro oval, gandolla de brim branco ou de algodão azul, cinto gymnastico, calça branca ou de algodão azul, botinas.
OBSERVAÇÕES
Fóra do serviço póde ser usada a sobrecasaca do 1º uniforme, desabotoada, com o collete azul ou branco, calça azul sem galão ou branca e kepi sem pennacho.
Fóra do serviço de incendio podem os officiaes usar a blusa de brim branco, do mesmo feitio das de brim pardo, sendo os botões dourados, do uniforme.
Os medicos e pharmaceuticos usarão do mesmo uniforme, substituindo-se o velludo azul pelo carmezim e o emblema do Corpo pelos emblemas respectivos.
As divisas dos inferiores serão de panno carmezim, forradas de azul e em fórma de fitas da largura de 0m,02.
Os machinistas, foguistas, telegraphistas, mestre, marinheiros da lancha, ferreiros, corneta-mór e cornetas, ferradores, conductores, ordenanças effectivas e aprendizes usarão sobre o ante-braço esquerdo os distinctivos de sua classe, bordados a retroz nas blusas de brim, e a fio de ouro na blusa azul, conforme o modelo.
Distinctivos
Os dos officiaes serão os mesmos dos do Exercito.
Sargento ajudante, quartel-mestre: esphera armillar, o 1º no braço direito e o 2º no braço esquerdo; 1os sargentos: cinco fitas no braço esquerdo e acima dellas o distinctivo da classe que tiverem; 2os sargentos, quatro fitas; forrieis, tres fitas; e cabos de esquadra, duas fitas.
Machinistas: usarão de uma roda dentada, atravessada por uma lima, um martello e uma tenaz.
Telegraphistas: trarão um raio atravessado por uma setta.
Mestres e marinheiros da lancha: uma ancora bordada.
Ferreiros: um compasso aberto sobre uma esquadria.
Corneteiro-mór e cornetas: usarão duas cornetas entrelaçadas.
Ferradores: uma ferradura atravessada por um martello e uma torquez.
Conductores: uma ferradura atravessada por um chicote.
Ordenanças: um emblema do Corpo.
Aprendizes: uma estrella.
Estes distinctivos serão usados no ante-braço esquerdo, acima das divisas si a praça for graduada.
Os sargentos mandadores usarão das divisas no braço direito.
Todos os sargentos usarão banda de lã encarnada sob o cinto gymnastico.
ESPECIFICAÇÕES
Chapéo armado
De pello, completamente liso e com ambas as abas apanhadas; sobre o lado direito o tope nacional de contas miudas dispostas circularmente com a estrella de 0m,035 de raio, bordada a fio de ouro, presilha sob o tope nacional inclinada de baixo para cima e de deante para trás, formada por tres canotões de 0m,006 de diametro e com um botão grande do uniforme na volta que ficará na parte inferior: bordas cobertas de galão de esteira de 0m,042 de diametro com franja de canotão dobrado para os officiaes superiores, e de canotilho para os demais officiaes; estas borlas serão presas a tiras de galão do cordão com 0m,025 de largura, pregadas sobre o chapéo até á copa. O canotão, canotilho e galões serão de ouro.
Sobrecasaca
De panno azul ferrete escuro com golla deitada e duas ordens de oito botões dourados com virola, tendo no centro o emblema do Corpo, a gola terá no centro a largura de 0m,035; manga apertada proporcionalmente para o extremo inferior, sem abertura, mas com tres botões de 0m,01 de diametro e da fórma dos outros, aba sem franzido com o comprimento do braço estendido até o extremo do dedo maior, tendo duas cancellas com tres botões grandes em cada uma. Passadeira de velludo azul orlada com uma espiguilha de 0m,003, tendo no centro o emblema do Corpo e de cada lado uma estrella bordada a ouro, de 0m,008 de raio.
Dragonas
Com pala e palmatoria de metal dourado e brilhante, forradas de panno azul ferrete; a pala terá quatro ordens de escamas, sendo a largura desta 0m,015, seu comprimento será 0m,1 e sua largura 0m,04, guarnecida de dous frisos de 0m,002 de largura, em relevo e lavradas em fórma de canotilho, direita e terminada na parte superior com os angulos cortados; palmatoria de fórma elliptica com a superficie convexa e contornada por uma cannelura em relevo com 0m,013 de largura na base, até um e outro lado da pala, onde remata em fórma circular; o eixo menor no prolongamento da pala e o maior da largura do hombro, circulada por uma serrilha brilhante de 0m,002 e uma roca de fio fosco e brilhante de 0m,008 superposta a outra de 0m,002; franjas de canotão torcido em duas ordens, sendo a exterior de 0m,01 e a inferior de 0m,006 para os officiaes superiores, e de canotilho em tres ordens para os officiaes subalternos e capitães, tendo para todos 0m,070 de comprimento.
Calça
De panno azul ferrete, direita e de largura regular, tendo ao longo das costuras exteriores galão de ouro de quatro cordões e com 0m,03 de largura e avivado com seda azul.
Calça de panno azul ferrete com um cadarço igual ao do dolman em cada perna.
Calça de brim branco do modelo usual.
Calça de panno azul ferrete do modelo usual.
Calça de brim pardo do modelo usual.
Banda
De malha portugueza de retroz de seda encarnada com bordas em fórma de pêra, a fio de ouro, tendo 6m,055 de comprimento e 0m,03 no seu maior diametro; acima da pêra e a igual altura irá um botão de 0m,01 de diametro; o remate será feita em uma maçaneta conica de 0m,04 de diametro na base de 0m,015, na parte superior, coberta de cordão de ouro fosco e brilhante de 0m,002 de diametro; franjas de retroz encarnado tecido e de canotão de ouro na parte exterior, sendo o canotão de 0m,006 para os officiaes superiores; de canotilho e do mesmo retroz semelhantemente dispostos para os officiaes subalternos e capitães, tendo para todos 0m,25 de comprimento.
Talim
Com a cinta de cadarço de seda azul claro de 0m,03 de largura, dividido em sete fachas iguaes, sendo tres tecidas de ouro, forrado de velludo azul claro, abotoado por meio de um fecho de metal todo lavrado, á excepção da chapa circular de 0m,03 que constitue o macho, a qual será lisa e brilhante e terá sobre o centro o distinctivo do Corpo, o fecho descançará sobre uma pala forrada de velludo azul claro; passadores de metal lavrado de fórma rectangular com 0m,035 de altura e 0m,012 de largura e na parte inferior alças onde serão presas os guias por meio de pequenos botões do uniforme, guias de cordão dobrado, sendo este de 0m,007 de diametro e coberto de tecido de retroz azul claro e fio de ouro; as guias terão nas extremidades alças de mola por cujo olhal passará o cordão, depois de atravessar as duas aberturas de um passador de metal chato lavrado. Todas as peças de metal serão douradas.
Talim de couro da Russia, com guias, tendo as ferragens douradas e na chapa o emblema do Corpo.
Espada
De bainha de couro sem copos com 0m,64 de comprimento, tendo a parte do punho metallica, as braçadeiras, o olhal, a cruzeta e a ponteira prateados, as armas da Republica na cruzeta e o punho de pelle de arraia.
Fiador
De cordão de ouro com 0m,004 de diametro, tendo suspensa uma bola em fórma de pêra encanastrada de fio de ouro, medindo 0m,35 de comprimento e 0m,02 de diametro em sua maior grossura; em cima desta um botão de ouro espigado de 0m,01 de altura e de igual diametro; o remate será feito em uma maçaneta de fórma conica de 0m,02 de comprimento e 0m,03 de diametro na base; a franja terá 0m,06 de comprimento e será de canotão de 0m,006 para os officiaes superiores e de canotilho para os subalternos e capitães.
Fiador de retrozes preto e azul, iguaes quanto ás dimensões e fórma aos usados no primeiro uniforme.
Luvas
De pellica branca ou preta.
Botinas
Inteiriças de verniz ou de bezerro.
Kepi
De panno azul ferrete, tendo 0m,12 de altura em toda a volta, capa de diametro igual ao da cabeça, cinta de velludo azul de 0m,04 de altura entre vivos daquelle panno, tendo sobre ella tantas tranças de 0m,002 de largura dispostas parallelamente quanto os accessos de postos já obtidos; os quartos guarnecidos de tres das mesmas tranças e no fundo um enfeite tambem da mesma trança em tres ordens parallelas entre si, sendo estas de 0m,001; na frente sobre velludo azul o distinctivo do Corpo dentro de uma cercadura formada por dous ramos de louro e carvalho com 0m,04 de altura e a largura maxima de 0m,055, encimado de uma estrella de 0m,01 de diametro, a cercadura e a estrella bordadas a ouro e o distinctivo a prata; pala de sola debruada e envernizada de preto, bastante inclinada sobre os olhos affectando a fórma de telha e com 0m,058 de largura no meio, tendo na parte superior um cordão de ouro de 0m,005 de diametro com dous nós e presos nas extremidades por dous botões pequenos do uniforme.
Dolman
De panno azul escuro, sem bolsos externos, abotoando no centro e interiormente por botões pretos, guarnecido na frente, em volta e nas costuras lateraes das espaduas, de cadarço de seda trançado em losango, tendo de comprimento o comprimento do braço estendido até o meio da palma da mão com abertura do lado esquerdo para a espada quando suspensa no gancho do talim.
Golla de velludo azul com o distinctivo igual ao modelo, bordado a ouro de um e outro lado da frente.
Alamares de cadarço de seda igual á guarnição do dolman, formados de dous ramos separados por velludo azul e terminados em ponta. Dezeseis botões collocados nas pontas dos alamares de um e outro lado do peito formando couraça. Botões dourados com orlados brilhantes, tendo no centro o distinctivo do Corpo, carcellas de velludo azul com tres botões do uniforme em tamanho menor.
Blusa
De panno azul ferrete e adolmada, tendo oito botões do uniforme, golla virada.
Cinto gymnastico
Encarnado com listra azul no centro.
Platinas
De velludo azul orladas de metal dourado e em fórma trapezoidal, como o modelo, tendo no centro o emblema do Corpo prateado e um botão de uniforme em uma das extremidades, na outra uma barra tambem de metal dourado escamada.
Capacete
De couro da Russia, com duas palas, tendo no espelho de carneira branca o distico – Corpo de Bombeiros – em relevo e mais abaixo o emblema do Corpo, tudo de metal dourado.
Blusa
De brim pardo e calça de dito do mesmo feitio do precedente, sem vivo e com oito botões de massa preta com o distinctivo do Corpo; nessa blusa os galões serão substituidos por cadarço de lã preta.
Capital Federal, 13 de fevereiro de 1896. – Dr. Antonio Gonçalves Ferreira.