DECRETO N. 3761 – DE 10 DE SETEMBRO DE 1900

Concede autorização á sociedade em commandita por acções Cervejaria Brahma – Georg Maschke & Comp. para reformar os seus estatutos.

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, attendendo ao que requereu a sociedade em commandita por acções Corvejaria Brahma – Georg Maschke & Comp., autorizada a funccionar na Republica por decreto n. 2115, de 30 de setembro de 1895, e devidamente representada,

decreta:

Artigo unico. E' concedida autorização á sociedade em commandita por acções Cervejaria Brahma – Georg Maschke & Comp. para reformar o art. 3º dos seus estatutos, elevando o capital social a 1.200:000$, de accordo com a resolução da assembléa geral de accionistas realizada em 21 de julho ultimo.

Capital Federal, 10 de setembro de 1900, 12º da Republica.

M. FERRAZ DE CAMPOS SALLES.

Alfredo Maia.

Cervejaria Brahma – Georg Maschke & Comp.

ACTA DA ASSEMBLÉA GERAL EXTRAORDINARIA DE 21 DE JULHO DE 1900 A QUE SE REFERE O DECRETO N. 3761, DE 10 DE SETEMBRO DE 1900

Aos vinte e um dias do mez de julho de mil e novecentos, á uma e meia hora da tarde, achando-se reunidos no escriptorio da sociedade em commandita por acções – «Cervejaria Brahma – George Maschke & Comp.», á rua Visconde de Sapucahy ns. 140 e 142, os Srs. Heinrich Hölck, John Baptist Friederizi e Georg Maschke, representando mil duzentas e quarenta e sete acções, o socio gerente Georg Maschke declara installada a assembléa geral extraordinaria, convocada para approvação de augmento do capital social.

Por convite do mesmo senhor, é acclamado presidente o Sr. Heinrich Hölck, que, acceitando, convida para secretario o Sr. John Baptist Friederizi.

Representada assim a mesa, o Sr. presidente declara que todas as formalidades exigidas pela lei e pelos estatutos estão observadas e a assembléa, de commum accordo, dispensou a leitura da acta da ultima assembléa geral ordinaria de hoje. O mesmo senhor observa que a assembléa geral extraordinaria convocada para hoje foi feita dentro de tão curto prazo de tempo, justificada pelo motivo de que o socio gerente Georg Maschke deve partir no dia 28 do corrente para a Europa, e que esta operação, no interesse da sociedade, devia ser concluida antes de sua partida.

Pergunta em seguida á assembléa si, na reunião, alguem teria alguma opposição a fazer com referencia ao curto prazo da convocação da assembléa geral extraordinaria.

Como não houvesse quem pedisse a palavra, nem contradicção por parte da assembléa, o Sr. presidente dá a palavra ao socio gerente Georg Maschke, o qual, depois de varias ponderações, expõe que, em virtude do desenvolvimento progressivo da fabrica e da acquisição da nova filial Cervejaria Bavaria, se torna muito restricto o capital social de que a sociedade dispõe, por cujo motivo propõe que este seja elevado de mil contos para mil e duzentos contos de réis, para o que se procederá á emissão de mais quatrocentas acções do mesmo padrão, typo e mesmo valor, de quinhentos mil réis cada uma, em numeração successiva.

Depois de pequena discussão, o Sr. presidente submette a proposta do socio gerente á votação da assembléa geral, que a approvou por unanimidade.

Fica, portanto, autorizado o socio gerente a augmentar de duzentos contos de réis o capital social, promovendo para esse fim a emissão de quatrocentas novas acções do mesmo padrão, typo e mesmo valor, de quinhentos mil réis cada uma, e em numeração successiva.

Fica igualmente autorizado a realizar estas acções, nas melhores condições possiveis, a bem dos interesses da sociedade, que fará approvar pelo Governo Federal, de conformidade com a reforma dos estatutos, na parte que tão sómente se refere ao augmento do capital social e preencher as demais formalidades exigidas pela legislação em vigor, e, finalmente, fica autorizado a assignar esta nova emissão com o seu proprio nome e na qualidade de socio gerente.

Nada mais havendo a tratar, o Sr. presidente agradece aos Srs. accionistas a coadjuvação que lhe prestaram e encerra a sessão ás 2 horas da tarde, lavrando-se a presente acta.

Rio de Janeiro, 21 de julho de 1900. – O presidente, Heinr. Hölck. – O secretario, John Baptist Friederizi. – O socio gerente, Georg Maschke.