DECRETO N. 4347 – DE 21 DE FEVEREIRO DE 1902

Approva o novo plano de arreiamento para a montada dos officiaes e praças do Exercito

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, usando da autorização concedida pelo Poder Legislativo, na lei n. 834, de 3 de dezembro de 1901, n. VII do art. 14, resolve approvar o novo plano de arreiamento para a montada dos officiaes e praças do Exercito, o qual a este acompanha, assignado pelo marechal João Nepomuceno de Medeiros Mallet, Ministro de Estado da Guerra, ficando assim revogados os decretos ns. 1729 A e 1903, de 11 de junho e 3 de dezembro de 1894, o primeiro na parte relativa a arreiamento e o segundo quanto ao art. 3º.

Capital Federal, 21 de fevereiro de 1902, 14º da Republica.

M. Ferraz de Campos Salles.

J. N. de Medeiros Mallet.

Plano de arreiamento para montada de officiaes e praças do Exercito, approvado por decreto n. 4347, de 21 de fevereiro de 1902

Montada de officiaes

Baixeira – De sola fina, com 0m,50 de comprimento, fendido até 0m,06, das extremidades, na parte correspondente á columna vertebral.

Serigote – Com 0m,58 de comprimento, medido sobre os coxins, e se comporá de: armação com basteiros de madeira e cabeços de ferro batido, de 0m,023 de largura e 0m,005 de espessura, collocada a armação com os coxins sobre um plano horizontal, a altura das cabeças, acima desse plano, será 0m,22 para a anterior e 0m,20 para a posterior, medidos desde a aresta superior. Terá duas argolas de metal branco com 0m,04 de diametro exterior na cabeça anterior, para prender o peitoral e as bolsas, dous grampos na posterior para as correias da maleta e uma argola tambem de metal branco e o mesmo diametro dos acima para fechar o porta-espada.

Quatro pequenas chavetas de metal branco para prender os coxins e a carona e uma chapa de ferro, de cada lado, para os rectangulos moveis que dão passagem aos lóros; estas chapas devem estar pregadas de modo que os lóros tomem a posição rigorosamente vertical. Uma tira de sola forrará o espaço entre as duas cabeças, prendendo-se as basteiras por tentas de sola.

Coxins – Dous acolchoados, forrando as basteiras e prendendo-se á armação pelas chavetas, de modo que seja facil a sua collocação e retirada.

Carona – De sola, imitação de couro de porco, preta, lustrosa e lavrada, dividida em duas partes, prendendo-se á armação pelas chavetas; será arredondada na parte anterior e deverá exceder apenas 0m,06 a aba da capa, no sentido vertical; ás suas duas partes se fixará o travessão, de couro, com 0m,12 na maior largura e 0m,06 junto ás duas meias argolas que o terminam; essas terão 0m,055 de altura e 0m,008 de espessura.

De cada lado da parte anterior, duas fendas permittirão a passagem das correias das bolsas.

Capa – De sola fina, amarella, imitação de couro de porco, acolchoada em gomos, sendo os do assento no sentido do comprimento do cavallo e os das abas no sentido perpendicular áquelle; será guarnecida de virola de metal branco nas cabeças e com o escudo nacional na anterior; as duas cabeças serão de sola preta, lustrosa e a capa se encaixará nas cabeças do serigote e se fixará por uma correia que, partindo da cabeça de trás, irá pela parte de baixo se prender a uma fivela existente na face posterior da cabeça da frente. As abas terão 0m,38 de comprimento.

Barrigueira – De corda, com argolas de ferro de 0m,11 de diametro exterior; haverá dous typos, um com 1m,05 de comprimento e outro com 1m,20, tendo sempre 0m,20 de largura.

Lategos – De couro, modelo commum, com 1 metro de comprimento e 0m,025 de largura.

Estribos – De meia picaria, de metal branco, com o copo inteiramente liso e o escudo nacional no centro, tendo 0m,078 para altura do aro e 0m,060 para altura do copo; serão reforçados na parte interna do copo por um travessão.

Bocaes – Lisos e chatos, de metal branco, com 0m,20 de comprimento e 0m,028 de largura, tendo nas extremidades virolas do mesmo metal.

Loros – Modelo commum, de sola amarella.

Bolsas – Arredondadas na parte inferior, com 0m,24 de comprimento, 0m,15 de largura e 0m,085 de altura, quando cheias, fechadas por uma capa, abotoando por meio de um botão de cabeça circular; uma correia estreita com fivela, passando por baixo da capa e pelas fendas da carona fixará a bolsa a esta; na capa terá o escudo nacional e por baixo o numero do regimento; as bolsas prender-se-hão ás argolas da frente do serigote por correias com fivelas de fórma elliptica e uma á outra por uma correia passando por baixo da capa do serigote.

As bolsas e correias respectivas serão de sola imitação de couro de porco, preta, lustrosa, e o numero, escudo, fivelas e botões de metal branco.

Maleta – De fórma cylindrica, com os seguintes dimensões: diametro das bases 0m,08, altura 0m,30; prender-se-ha á parte posterior do serigote por duas correias, passando pelos grampos alli existentes e uma outra correia servirá para fechal-as; as fivelas serão de fórma elliptica e as circumferencias das bases serão guarnecidas com molas de metal e os centros dos circulos com escudos nacionaes; todo o metal será branco, e a sola preta, lustrosa, imitação de couro de porco.

Porta-espada – Do mesmo couro que o da maleta, com 0m,16 de comprimento, 0m,08 de largura na parte superior e 0m,06 na inferior, com duas correias e fivelas ellipticas, de metal branco, sendo uma para fixar a espada e outra para fixar o porta ao serigote.

Freio – Com alavancas e barbella de metal branco.

Redeas – Formada cada uma de tres segmentos, ligadas por argolas de 0m,30 de diametro exterior, com passadores de 0m,15 de comprimento e botões redondos dos dous lados; terminarão em palma e se poderão abotoar uma á outra; o comprimento total será de dous metros.

Cabeçada – Com quatro argolas iguaes ás das redeas, passadores e botões; terá uma fivela na parte superior, onde tambem existirá um botão com presilha para prender a cabeçada ao buçalete; não terá testeira nem focinheira.

Buçalete – Com argolas de 0m,032 de diametro exterior, menos a do fiador que terá 0m,040, passadores e botões, sendo a testeira e focinheira lisas, isto é, feitas cada uma de uma só peça, e não terão ligação directa.

Cabresto – Com tres argolos de 0m,032 de diametro, passadores e botões redondos dos dous lados.

Peitoral – Terá um escudo na parte central e gamarra; tanto esta como as pontas se prenderão por combinação de argolas e botões, passadores, como nas outras peças.

Rabicho – Com uma peça metallica constituida pelo escudo, ao qual estarão soldadas as argolas que correspondem ás duas pernas do rabicho e á fivela superior; a boneca ligada por duas fivelas ellipticas; passadores como nas outras peças.

Maneia – Com uma argola, passadores e botões.

Todas as argolas, passadores, botões, fivelas e escudos das peças acima (redeas, cabeçadas, etc.), serão de metal branco e as presilhas serão independentes das peças, para facil substituição.

Para os corpos desta Capital, serão as redeas, cabeçadas, buçaletes, cabresto, peitoral, rabicho e maneia, de sola, envernizada dos dous lados, e, para os outros corpos, de couro de gado vacum.

Schaibrack – De panno igual ao dolman, prendendo-se ao serigote por encaixe nas cabeças e pelas correias das bolsas e maleta: para o primeiro uniforme serão guarnecidos de galão de ouro de 0m,03 de largura e terão nas pontas o escudo e numero de metal branco.

Pellego – De lã commum com as dimensões minimas de 1m,20 x 0m,60.

Sobresincha – De cadarço encarnado com pontas de couro e fivela.

Montada de praças

Baixeiro – O mesmo da montada de officiaes.

Serigote – O da montada de officiaes, com as seguintes alterações: suppressão da mola e do escudo nas cabeças da capa, as argolas, grampos e chavetão serão de ferro branco, a carona lisa, tendo apenas dous frisos, será, bem como as cabeças da capa, de sola preta, sem lustro.

Barrigueira – A mesma da montada de officiaes.

Lategos – Idem.

Estribos (par) – De metal amarello com 0m,10 de altura; em um delles haverá um cachimbo para lança, de fórma tronconica, com um pequeno furo na base inferior e que terá 0m,030 e 0m,028 para diametro das bases e 0m,055 de altura.

Bocaes – De metal amarello, lisos, com 0m,15 de comprimento.

Lóros – Modelo commum.

Bolsas – Como as das montadas dos officiaes, mas, de sola preta sem lustro, substituindo-se o metal branco por amarello e supprimindo-se o escudo.

Maleta – Como a da montada de officiaes, mas de sola preta sem lustro, substituindo-se os escudos por numeros e o metal branco por amarello.

Porta-espada – Como os de officiaes, mas de sola preta, sem lustro e com fivelas amarellas.

Freio – Com alavancas e barbellas de metal amarello, do mesmo modelo que para os cavallos de officiaes.

Redeas – Como as de montada de officiaes, mas com duas argolas, supprimidos os passadores e sendo as argolas e botões de metal amarello.

Cabeçada – Igual á da montada de officiaes, supprimindo os passadores e sendo de metal amarello os botões e argolas.

Buçalete – Idem.

Cabresto – Idem.

Maneia – Idem.

Peitoral – Idem, substituindo-se tambem o escudo por uma argola.

Rabicho – Idem.

As presilhas das redeas, cabeçada, etc., serão independentes das peças.

Para os corpos desta Capital, as redeas, cabeçadas, buçaletes, cabresto, maneias, peitoraes e rabichos serão feitos de sola preta, sem lustro, e, para os outros, de couro de gado vaccum.

Porta-clavina – De sola amarella, com 0m,88 de comprimento, prendendo-se a uma argola do lado direito da cabeça posterior do serigote por meio de uma fivela com correia; uma outra correia servirá para fixar a clavina ao porta e uma terceira para ligar este á argola da barrigueira.

Alforges – De sola amarella, ligados por uma tira larga e inteiriça de sola, e por outra mais estreita, separando-se em duas que se prendem por uma fivela; a mais larga é destinada a apoiar se nos prolongamentos posteriores das basteiras, e a mais estreita na armação, por baixo da capa; duas correias com fivelas prendem os alforges ás argolas da barrigueira; cada alforge tem, por baixo da capa que o fecha, um pequeno bolso, são arredondados na parte inferior e teem as seguintes dimensões: 0m,32x0m, 32x0m,10.

Pellegos – De lã commun, sendo as dimensões minimas 1m,20x0m,60.

Sobresincha – De couro, com fivela.

Capa para poncho – De sola preta, sem lustro, com correias e fivelas.

Schaibrack – Como o da montada de officiaes, guarnecido, porém, de uma listra encarnada de 0m,04, vivos brancos para a cavallaria e carmesim para artilharia e o numero do regimento em metal amarello nas pontas.

Bornal para milho – De lona, com cabeçada de sola e fivela.

Balde – De lona, de fórma cylindrica, com 0m,25 de diametro na bocca e 0m,30 de altura, com uma alça de lona com punho de madeira forrada de lona.

Apparelho de limpeza – Composto de uma raspadeira, sem cabo e com alça de couro para enfiar a mão, uma escova de raiz, uma de cabello com as costas forradas de sola, um pente, uma esponja commum e uma tesoura de tosar; será acondicionado em um sacco de brim ou lona com tirantes para ser conduzido a tiracollo no serviço de limpeza da cavalhada.

Observações

1º O schaibrack faz sempre parte do primeiro uniforme, podendo tambem os officiaes e praças usar o schaibrack de listra encarnada e vivos brancos em formaturas e outros serviços de segundo uniforme, quando isso for determinado.

2º O pellego, sobresincha e alforges só serão usados em ordem de marcha.

3º O porta-clavina só será usado quando for necessario.

4º Em exercicio, serviços e formaturas de pequena duração com o tempo bom, o poncho será substituido pela maleta.

5º Só em ordem de marcha os officiaes poderão ser obrigados a trazer seus ponchos na garupa, continuando, porém, dispensados disso nas revistas que se passarem naquella ordem.

6º Para serviço de campo cada praça receberá um maneador, e cada esquadrão quatro laços de couro trançado.

7º Os corpos terão em arrecadação peças avulsas do serigote e mais arreiamento em quantidade que o Governo determinará, segundo as probabilidades de estrago de cada uma.

Capital Federal, 21 de fevereiro de 1902. – J. N. de Medeiros Mallet.