DECRETO N. 10.582 - DE 26 DE NOVEMBRO DE 1913

Approva os projectos e o orçamento, na importancia total de 2.685:934$618, das obras de reparação do 1º trecho (Ponta da Areia a Presidente Bueno), da Estrada de Ferro Bahia e Minas, comprehendido o accrescimo de material de tracção da mesma estrada

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, attendendo ao que requereu a Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de L'Est Bresilien, e tendo em vista a clausula VI, § 2º, do decreto n. 9.278, de 30 de dezembro de 1911,

Decreta:

Art. 1º Ficam approvados, com as modificações feitas pela Inspectoria Federal das Estradas, os projectos e o orçamento, na importancia de 2.685:934$618, das obras de reparação do 1º trecho (Ponta da Areia a Presidente Bueno), da Estrada de Ferro Bahia e Minas, comprehendido o accrescimo de material de tracção necessario á mesma estrada, conforme os documentos que com este baixam, rubricado pelo director geral de Viação da Secretaria de Estado da Viação e Obras Publicas.

Art. 2º De accôrdo com a clausula XVI do decreto n. 8.648, de 31 de março de 1911, a companhia montará ao longo da estrada um conductor telegraphico para o serviço da Repartição Geral dos Telegraphos.

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1913, 92º da Independencia e 25º da Republica.

Hermes r. da fonseca.

José Barbosa Gonçalves.

Orçamento a que se refere o decreto n. 10.582, desta data, relativo ás obras de reparação do primeiro trecho da Estrada de Ferro Bahia e Minas

NUMERO DE ORDEM

ESPECIFICAÇÃO

TABELLA

UNIDADE

PREÇO DA UNIDADE

QUANTIDADE

IMPORTANCIAS

 

 

 

 

 

 

Parciaes

Totaes

 

I Movimento de terras

 

 

 

 

 

 

1

Excavação em terra......................................

5

M3

$900

58.457.000

52:611$300

 

2

Carregamento de descarga dos materiaes de excavação...............................................

47a

»

$100

58.457.000

5:845$700

 

3

Transporte dos materiaes de excavação.....

43

»

$015

584.570.000

8:768$550

67:225$550

 

II Obras de arte

 

 

 

 

 

 

 

Reparações e modificações:

 

 

 

 

 

 

4

Ponte de 60 metros sobre o rio Piruhype.....

-

-

-

-

48:95$760

 

5

Dita de 10 metros na estaca 25 X 4m,0.......

-

-

-

-

5:598$141

 

6

Dita de 20 metros na estaca 1217 X 8m,0...

-

-

-

-

22:068$090

 

7

Dita de atracação na Ponte de Areia............

-

-

-

-

36:010$249

 

8

11 pontes e pontilhões situados nas estacas indicadas........................................

-

-

-

-

     73:051$518

185:823$758

 

III Via permanente

 

 

 

 

 

 

9

Desmontagem da linha antiga em 144,060m,000...............................................

-

M

1$000

144.060.000

144:060$000

 

10

Trilhos de aço, de 25 kg. por metro corrente, com accessorios para 144,060 kilometros de linha, a 53,888 T. por kilometro.......................................................

106

T

170$000

7.7763.284

1.319:758$280

 

11

Chaves completas para mudança de linha, assentadas...................................................

107

Uma

450$000

16

7:200$000

 

12

Dormentes de madeira de lei: 800 por kilometro; em 144km,060.............................

104

Um

2$600

115.248

299:644$800

 

13

Assentamento de trilhos, desvios, lastramento da linha, entalhe e perfuração de dormentes................................................

110

M

3$000

144.060.000

432:180$000

2.202:843$080

 

IV Estações e edificios

 

 

 

 

 

 

 

Reparação e modificações:

 

 

 

 

 

 

14

Edificios das officinas...................................

-

-

-

-

48:400$000

 

15

Concertos de estações.................................

-

-

-

-

14:976$845

63:376$845

 

V Material rodante e de tracção

 

 

 

 

 

 

16

Locomotivas mixtas, typo Tenwell................

-

-

38:000$000

3

114:000$000

114:000$000

 

Administração, 2 %.......................................

-

-

-

-

-

52:665$385

 

 

 

 

 

 

 

2.685:934$618

OBSERVAÇÕES

I - Foi supprimida do orçamento da companhia a verba de 462:077$860 correspondente a obras novas. O movimento de terras refere-se aos kilometros 53,62, 130, 146, 151, 152, 155 e 160.

II - Os encontros e pilares das pontes ns. 4, 5 e 6 serão substituidos por alvenaria de pedra: as superstructuras de madeira serão reformadas. A ponte de atracação n. 7, de madeira, será reformada em parte. Situadas nos kilometros 34.242, 34.788, 38.755, 40.155, 41.235, 44.235, 44.582, 46.260, 52.726, 133.366, 133.056 com o vão total de 140 metros, sendo sete pontes e quatro pontilhões, conforme a memoria justificativa da companhia.

III - A extensão da via permanente cujos trilhos serão substituidos, é de 142 kilometros. Os 2.060 metros accrescidos são para os desvios.

Directoria Geral de Viação, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1913. - Affonso G. C. Maciel, director geral.