DECRETO N. 8.888 – DE 2 DE MARÇO DE 1942
Aprova o Regulamento para o Curso de Especialização de moto-mecanização para oficiais da Reserva.
O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o art. 74, letra a, da Constituição, resolve aprovar o Regulamento para o Curso de Especialização de Motorização e Mecanização que com este baixa assinado pelo General de Divisão Eurico Gaspar Dutra, Ministro de Estado da Guerra.
Rio de Janeiro, 2 de marco de 1942, 121º da Independência e 54º da República.
Getulio Vargas.
Eurico G. Dutra.
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE MOTO-MECANIZAÇÃO
(A funcionar nos C. P. O. R. das 2ª e 7ª R. M.)
I – OBJETIVO DO CURSO
Ministrar aos aspirantes e tenentes da 2ª classe da reserva os conhecimentos especializados indispensáveis, de modo a torná-los aptos para o comando das pequenas unidades motorizadas e moto-mecanizadas.
II – RECRUTAMENTO
Deverá ser feito entre os aspirantes a oficial e tenentes da 2ª classe da reserva, com o curso das armas dos C. P. O. R., preferentemente os que conduzam automóvel ou motocicletas (carteira de motorista).
Os candidatos deverão satisfazer, ainda, as seguintes condições:
1 – terem no máximo 28 anos;
2 – possuírem bom sistema muscular, educação esportiva e capacidade de resistência, sujeitos a verificação por meio de rigoroso exame médico e de provas de aptidão semelhantes às exigidas para admissão à Escola das Armas;
3 – terem acuidade visual não inferior a 3/4 para cada olho, desde que, com a correção das lentes, atinja V = 1. Visão de relevo e de cor normais. Sem conjuntivites;
4 – terem acuidade auditiva normal para ambos os lados;
5 – terem o aparelho respiratório sem catarros crônicos.
III – CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO
a) Número de alunos: vinte e cinco (25) .
b) Início do curso: data a fixar.
c) Duração do curso: quatro (4) meses.
d) Regime escolar: quatro (4) aulas por semana, num total de dez (10) horas semanais, no mínimo.
O aproveitamento dos alunos será verificado por meio de provas (práticas, orais ou escritas), de acordo com as disposições vigentes no Regulamento para os C. P. O .R. e com a natureza da matéria.
Ao terminarem o curso os alunos receberão o certificado do Curso de Especialização de Moto-Mecanização e farão um estágio de três (3) meses, se forem aspirantes, e um (1) mês, se forem tenentes, numa unidade motorizada ou moto-mecanizada.
IV – MATRÍCULA:
Será feita mediante requerimento do interessado ao Diretor do C. P. O. R, acompanhado dos documentos necessários (certidão de idade, carteira de motorista).
Quando se apresentarem, em número suficiente, candidatos das diversas armas, como sucederá particularmente no C. P. O. R da 2ª R. M. (São Paulo), serão observadas, tanto quanto possível, as seguintes percentagens:
Infantaria..................................................................................................................................................... 44 %
Cavalaria.............................. ...................................................................................................................... 32 %
Artilharia... .................................................................................................................................................. 16 %
Engenharia........................... ...................................................................................................................... 3 %
V – MATERIAL
a) Organização de uma sala de demonstração e manipulação semelhante a do C. I. M. M.
b) Sala de eletricidade, modelo C. I. M. M.
c) Veículos automóveis (carros escolas) e motocicletas para treinamento dos alunos.
d) Uma Secção de Carros de Combate (1 carro “Renault” e 1 carro “Ansaldo”) .
Se não for possível o fornecimento desse material, os cursos deverão funcionar nos próprios elementos nucleares a serem criados nas 2ª e 7ª R.M.
VI – PESSOAL
1 Capitão: instrutor-chefe;
2 Tenentes: instrutores-auxiliares;
3 Monitores (sargentos) .
VII – PROGRAMA – DISTRIBUIÇÃO DAS MATERIAS
O programa do curso abrangerá as seguintes matérias:
Escola do Motorista;
Técnica automóvel e de engenhos mecânicos;
Informação industrial;
Armamento e tiro;
Eletricidade e transmissões;
Instrução tática.
(A) Escola de motorista – (Conduta automóvel em geral)
1 – Apresentação do veículo automóvel. Verificações a fazer, antes de por o motor em movimento. Orgãos de comando e de direção; fins a que se destinam e como utilizá-los. Quadro de instrumentos: leitura dos mesmos e como interpretá-los.
2 – Por o motor em funcionamento: com o motor de partida e com a partida manual. Mecanismo das mudanças de velocidade com o veículo suspenso: mudanças ascendentes e descendentes; marchas a ré. Saídas em primeira velocidade e altos. Mudanças de velocidades ascendentes e altos. Mudanças de direção.
3 – Conduta na pista com aplicação dos conhecimentos já adquiridos. Mão e contra-mão. Sinalização com o braço e sua significação, Sinalização luminosa e sonora. Marcha a ré no meio da pista. Voltas amplas à direita e à esquerda.
4 – Código de trânsito: leis de tráfego. Conduta em estradas. Travessia de buracos e valas pouco profundas.
5 – Altas e saídas em subidas. Marcha a ré junto ao meio fio do lado esquerdo. Idem do lado direito.
6 – Conduta em ruas. Trânsito. Entrada em vaga.
7 – Conduta em estrada à noite. Utilização dos faróis. Conduta dos veículos automóveis em comboio. Distâncias. Velocidade. Disciplina de marcha.
8 – Conduta da motocicleta (com e sem "side-car").
9 – Conduta do carro de combate.
B) Técnica automóvel e de engenhos mecânicos
1 – Generalidade sobre o veículo automóvel. Definição, histórico, classificação e organização geral.
2 – Princípios gerais de funcionamento dos motores de combustão interna. Ciclos térmicos.
3 – Motores de explosão de quatro tempos.
4 – Alimentação dos motores de explosão; combustíveis líquidos. Carburantes.
5 – Combustíveis gasosos: gasogênio e gás comprimido.
6 – Distribuição; ciclos práticos.
7 – Sistemas de inflamação dos motores de explosão.
8 – Lubrificação e arrefecimento.
9 – Motor de explosão de dois tempos.
10 – Motores “Diesel”.
11 – Embrenhagem.
12 – Mudança de velocidade.
13 – Transmissão propriamente dita.
14 – Suspensão e rodas.
15 – Direção e freios.
16 – Veículos de organização particular: para transportes pesados e para qualquer terreno.
17 – Motocicletas. Particularidades.
18 – Carros de combate e auto-metralhadoras Particularidades.
Sessões praticas:
1 – Descarbonizarção dos cilindros.
2 – Esmerilhamento das válvulas.
3 – Ajustagem e alinhamento das bielas e dos mancais da árvore de manivelas.
4 – Estudo prático dos carburadores.
5 – Montagem da distribuição.
6 – Estudo prático dos magnetos.
7 – Regulação da inflamação.
8 – Depanagem do motor.
9 – Montagem e desmontagem das guarnições pneumáticas.
10 – Regulação dos freios de atrito.
C) Informação industrial (Noções)
1 – Metais industriais. Propriedades. Ensaios mecânicos.
2 – Elaboração dos produtos siderúrgicos. Obtenção dos metais ferrosos ordinários. Comparação dos produtos obtidos.
3 – Noções sobre metalografia, Tratamentos térmicos.
4 – Aços especiais.
5 – Metais não ferrosos.
6 – Organização geral das oficinas.
7 – Trabalho mecânico dos metais. Trabalho a quente: forjamento, estampagem, solda. Desbastamento dos metais. Máquinas e ferramentas.
8 – Organização da produção. Trabalho em série. Normalização.
9 – Madeira. Borracha. Materiais diversos.
Sessões práticas de oficina:
D) Armamento e tiro
1 – Estudo dos princípios motores do armamento automático (teórico-prático)
2 – Estudo da metralhadora Madson.
3 – Estudo da metralhadora Hotckiss.
4 – Estudo da metralhadora Breda.
5 – Estudos das armas dos carros de combate.
6 – Execução do tiro com o armamento dos engenhos mecanicos.
E) Eletricidade Transmissões
a) – Eletricidade ( Noções):
1 – Preliminares. Leis de Ohm e de Joule.
2 – Generalidades sobre os geradores e receptores. Estudo das pilhas.
3 – Estudo dos acumuladores.
4 – Magnetismo e eletro-magnetismo.
5 – Indução eletro-magnética. Indução mútua entre dois acumuladores. Self-indução.
6 – Aparelhos de medicina: galvanômetros voltímetros, amperímetros, wattmetros.
7 – Estudos dos dínamos. Associação e rendimcnto.
8 – Motores elétricos.
9 – Equipamento elétrico do automóvel.
Sessões práticas:
1 – Medidas de resistência.
2 – Leituras de esquema. Associação dos geradores.
3 – Dínamos e máquinas.
4 – Grupos eletrogênios.
5 – Cargas de bateria.
6 – Equipamento elétrico do automóvel e do carro de combate.
b) – Transmissões (Sessões teórico-práticas):
1 – O problema da transmissão e da recepção nas viaturas moto-mecanizadas.
2 – Estudo e manipulação dos aparelhos rádio regulamentares.
3 – Leitura pelo som e manipulação do alfabeto "Morse".
F) Instrução Tatica
a) Emprego dos engenhos mecânicos:
1 – Generalidades. A moto-mecanização nos exércitos modernos. A doutrina sobre o emprego dos engenhos mecânicos. Evolução desde 1917 até a época atual. (Notícia sumária)
2 – Organização das unidades motorizadas e moto-mecanizadas das diversas armas (notícia geral, com maiores minúcias para os alunos de cada arma).
3 – Carros de Combate: caracteristicas, classificação e princípios gerais de emprego.
4 – Emprego dos carros de combate em cooperação com a infantaria, nas diferentes fases de operações:
– na aproximação e tomada de contato;
– no engajamento;
– no ataque;
– no contra-ataque;
– no aproveitamento do êxito;
– na perseguição;
– na defensiva;
– nos casos particulares de combate: à noite, nas regiões cobertas, localidades, montanhas, etc.
5 – Proteção dos carros. Defesa contra engenhos blindados.
Sessões práticas: Resolução de casos concretos, no terreno.
b) – Transportes automóveis e circulação:
1 – Serviço de transportes. Organização das unidades de trem automóvel.
2 – Emprego dos transportes automóveis: generalidades, pontos de estacionamento das unidades. Locais de embarque e desembarque, Extensão das etapas.
3 – Movimento e estacionamento das unidades de transporte.
Medidas de segurança.
4 – Execução dos transportes. Processos de embarque e desembarque de material e do tropa.
5 – Organização geral da circulação.
6 – Transportes em zonas perigosas.
c) – Unidades moto-mecanizadas de cavalaria:
1 – Os A .M.D.R. na procura de informações.
2 – Os A .M.D.R. na segurança afastada.
3 – Os A .M.D.R. na segurança aproximada: Vg., Rg., Fg., etc.
4 – Os A .M.C. no ataque.
5 – Emprego dos elementos T.Q.T. nas diversas fases das operações.
Rio de Janeiro, 2 de março de 1942. – Eurico G. Dutra.