DECRETO N. 16.433 – DE 29 DE MARÇO DE 1924

Concede á Companhia  Guarujá isenção de direitos aduaneiros para o material importado e dstinado à eletrificação da linha ferrea de sua propriedade de Itapema ao Guarujá, no municipio de Santos, Estado de São Paulo

O Presidente da republica dos estados unidos do Brasil, attendendo ao que requereu a Companhia Guarujá e de accôrdo com o disposto no decreto legislativo n. 4.293, de 5 de julho de 1921, bem como tendo em vista as informações prestadas pela inspectoria Federal das Estradas,

DECRETA:

Artigo unico: fica concedida á Companhia Guarujá insenção de direitos de importação e de expediente para o material destinado á electrificação da linha ferrea de sua propriedade de Itapema ao Guarujá, no municipio de Santos, Estado de são Paulo, conforme os planos e projectos approvados pelo decreto n. 16.405, de 12 do corrente mez, e constantes da relação que a este acompanha, rubricada pelo director geral de Expediente da Secretaria de Estado da Viação e Obras Publicas.

Rio de Janeiro, 29 de março de 1924, 103º da Independencia e 36º da republica.

ARTHUR DA SILVA BERNARDES

Francisco Sá.

R. A. Sampaio Vidal.

RELAÇÃO DOS MATERIAIS A QUE SE REFERE O DECRETO N. 16.433 DESTA DATA

I – Sub-estação convertedora

1. 2 motores triphasicos synchronos, 125 KW c½um = 170 HP effectivo.

2. 2 geradores de corrente continua com enrolamento „Shunt“ e de compensação, polos auxiliares e isolação especial, 110 KW 800 volts.

3. 2 commutadores para demarragem do motor synchrono, para 6.000 volts, triphasico, com 2 pontos.

4. 2 auto-transformadores para demarragem do motor synchrono por meio do commutador pos. 3 para 6.600 volts.

5. 2 rheostatos para a excitação do motor synchono com volante para ser accionado pela frente do quadro.

II – Installação distribuidora

6. 1 quadro formado para um painel com uma placa de marmore montado em uma armação de ferro perfilado.

7. 1 installação distribuidora para alta tensão, formada por 2 cabinas para 6.600 volts; a installação distribuidora consta de: 1 cabina para o convertedor, 1 cabina para a proteção contra raios e sobre-tensões.

8. 3 desligadores unipolares de faca para 6.600 volts e 200 ampères.

9. 1 interruptor automatico tripolar a oleo, com resistencias protectoras, para 6.600 volts e 200 ampères, com 2 relais de maximo para desligação lenta e 1 relais de minima.

10. 1 transforandor de corrente, relação 30½5 ampères.

11. 1 amperometro aperiodico com escala de 0-40 ampères.

12. 1 transformador de tensão, relação de 6.600/110 volts.

13. 1 relais intermediario. Lado de corrente continua 800 volts.

14. 1 desligador unipolar de faca sobre base, para 200 ampères.

15. 1 interruptor unipolar automatico de maxima e reversão para 200 ampères com extinctor prolongado de faisca,

16. 1 amperemento com escala de 0-300 ampéres, com „Shunt“.

17. 1 voltimetro com escala de 0-1.000 volts.

18. 2 seguranças para o voltimetro e para o interruptor de maxima e de reversão, inclusive os fusiveis necessarios.

lII – Proteção contra raios

19. 3 desligadores unipolares de faca para 6.600 volts e 200 ampères.

20. 1 resistencia protectora quadrupolar "Estrella-Triangulo“.

21. 3 bobinas unipolares de auto-reacção para 6.600 volts e 25 ampères, para o motor.

22. 1 pára-raios de relais.

23. 1 bobina de terra para 40.000 volts para descargas estaticas, afim de eliminar o quanto possivel o perigo de sobre-tensões, proveniente de influencias atmosphericas ou internas.

24. Peças de recambio para todos os motores, gerador de corrente continua, commutador e transformador.

25. 600 Kilos do oleo (especial o acompanham os motores).

IV – Material para suspensão fio-trolley

26. 250 braços tubulares rectos para postes de madeira.

27. 500 cavalletes fechados para braços tubulares.

28. 30 pinos de forquilha para postes de madeira.

29. 25 esticadores.

30. 550 isoladores de fivella.

31. 600 presilhas para fio.

32. 20 talas de, juncção simples (para fio-trolley).

33. 10 presilhas terminaes para fio-trolley.

34. 230 suspensores para linha recta.

35. 20 suspensores simples. de braço duplo, para curvas.

36. 250 grampos para fio-trolley.

37. 8 suspensores duplos para curvas, incluindo grampos para fio-trolley, para os desvios.

38. 3 interruptores de circuito com desligador annexo.

39. pára-raios para circuitos.

40. 4 jogos de conductores para ligação dos pára-raios.

41. 1.100 metros de cabo de aço de 25 m/m2 de secção (para a installação dos pára-raios).

42. 2.200 juncções longitudinaes para trilhos. do fio de cobre recozido de secção circular com 8 m/m de secção e 770 m/m de comprimento.

43. 80 juncções transversaes para trilhos de fio de cobre recozido de secção circular com 10 m/m de secção e 1.220 m/m de comprimento.

V – Linha de contacto da predreira e desvios para aterros

44. 20 braços duplos para linha do contacto da estação dando volta para a estação de carga.

45. 15 suspensões duplas para linha de contacto com presilhas e isoladores de fivella.

46. 86 suspensões simples com presilhas e isoladores.

47. 300 isoladores de tensão para 1.000 volts.

48. 20 suspensões duplas para curvas incl. presilhas para desvios.

49. 150 suspensões simples de dous braços com presilhas.

50. 30 esticadores.

51. 2 interruptores de linha com desligador, nc. ferragem para vara desligadora.

52. 500 presilhas para cabo de aço.

53. 2.000 metros de cabo de aço zincado de 50m/m2 (para a installação dos fios).  

54. 50 kilos de graxa especial para lubrificação dos mancaes de rolo dos motores D.581.

55. 2 jogos de ferramentas para montagem das juncções de trilhos.

56. 2 jogos de ferramentas completos para montagem da linha de contacto.

57. 10 presilhas terminaes.

58. 10 talas de juncção simples (para fio trolley).

VI – material rodante

59. 5 carros motores totalmente fechados, cada um com dous trucks de quatro rodas, cada truck de dous eixos, com 28 assentos estufados, cobertos de pelhinha, cada um equipado com:

a) 2 motores fechadosd com carcassa em uma só peça mancaes de rolos para o induzido, capacidade normal de 53 HP, horas com 750 volts, com engrenagem caixas protectoras e base para bornes.

b) 1 arco para tornar corrente.

c) 1 dispositivo para reversão do arco.

d) 1 jogo de resistencias.

e) 1 interruptor automatico.

f) 1 interruptor manual.

g) 1 segurança com fusivel.

h) 1 para-raios.

i) 1 jogo de fios conductores com material para isolação e material miudo.

j) 1 lampadas para illuminação da linha.

k) 2 lampadas signal pára o tecto.

l) 2 lampadas para plataforma.

m) 4 platoneiras para o forro.

n) 1 lampada de prova.

o) 1 jogo de bases de prova.

p) 1 jogo de lampadas com filamento metallico.

q) 1 jogo de interruptores.

r) 1 jogo de seguranças com fusiveis.

s) 2 tomadas de corrente.

VII – – Freio e ar comprimido

a) 1 compressor a motor para 7.0 volts.

b) 1 exhaustor.

c) 1 regulador de pressão.

d) 1 mangueira metallica.

e) 1 valvula de retenção.

f) 2 reservatorios de ar principaes.

g) 1 valvula de segurança.

h) 1 valvula de reducção de pressão.

i) 2 valvulas para governo de freio.

j) 2 manometros duplos.

k) 2 abafadores de som.

l) 1 cylindro de freio de 9“.

m) 1 reservatorio auxiliar de ar.

n) 1 valvula de commando.

o) 1 catador de pó.

p) 2 luvas de mangueira.

q) 2 apitos de signal com valvula para o seu funcionamento.

r) 4 ejectores de areia com cetilhas e robinetes, sem as caixas de areia.

s) 1 jogo de tubulações e juntas.

VIII – Material rodante

61. 1 locomotiva de dous eixos com quadro de longeirões forjados e cabina fechada de madeira, inclusive freio á mão, ejector de areia, sineta de pé, dispositivos para tracção e propulsão, com equipamento electrico, formado por:

a) 2 motores de D U 531, com carcassa em uma só peça, com auto-resfriamento e mancaes de rolos nos induzidos, capacidade 50 HP hora, cada motor, com 750 volts., incluindo engrenagens, caixas protectores para estas e base com bornes.

b) 1 controller.

c) 1 jogo de resistencias para demarcagem.

d) 1 pára-raios.

e) 1 arco para tomar corrente.

f) 1 interruptor automatico.

g) 1 jogo de material para ligação e miudo.

h) 4 lampadas para illuminação da linha.

i) 1 planfonier.

j) 1 commutador.

k) 1 interruptor.

l) 1 seguranças.

62. IX – Freio a ar comprimido para locomotivas

a) 1 compressor a motor para 750  volts.

b) 1 exhaustor.

c) 1 regulador de pressão.

d) 2 reservatórios de ar.

e) 1 valvuIa de retenção.

f)   valvula de segurança.

g) valvula de reducção de pressão.

h) 1 valvula para governo do freio.

i) 1 manometro duplo.

j) 1 abafador de som.

k) 1 cylindro de freio.

l) 2 luvas de mangueira.

m) 2 apitos de signal.

n) 4 ejectores de areia com cetilhas e robinetes, porém, sem as caixas de areia.

o) 1 iogo de valvulas e robinetes.

p) 1 jogo de tubulações e peças para ligações.

X – Transmissão de energia para illuminação da estrada estações, cabinas, etc.

63. transformador triphasico „Siemens“,550 KW.40.000/40.000/39.000/6.600 volts. 60 cyclos

64. interruptor automatico tripolar, sem oleo, typo R. 2. 182 III/200 HR.

65. proteção para o neutro do transformador.

66. 1 proteção fina para 44.000 volts.

67. 1 proteção fina para 6.600 volts.

68. 9 desligadores de faca, typo R 1.245/v/200, para 44.000 volts.

69. 1 interruptor automatico tripolar, sem oleo, typo R 2.065/III/200 V. H. R.

70. 6 desligadores de faca, typo R. 1.242/III/200, para 66.000 volts.

71. 10.000 metros de arame de cobre perfilado para trolley. n. 3/0, fig. 8.

72. 28.000 metros de cabo de cobre n. 5 B. & S. W. Gauge. 7 fios, diametro, 00,067“.

73. 2 trcks de 4 rodas cada um, com 2 motores electricos cada um.

74. 2 trucks de 4 rodas cada um, sem motores (reboques).

Xl – Materiaes diversos

75. 5.000 kilos de fios de cobre diversos, cobertos e nú, para linha de transmissão de Iuz, telephone, etc.

76. 10.000 lampadas, diversos tamanhos, para illuminar estrada, estações, locomotivas, etc.

77. 10.000 isoladores, diversos tamanhos.

78. 1 cylindro para ar. completo,de 7“.

79. 1 caixa auxiliar para o ar (deposito).

80. 1 valvula de commando, typo F. 4. a. 1. dispositivo para eliminar a poeira que vae ser aspirada para o funccionamento do freio.

82. 1 valvula de desligação.

83. 2 torneiras de 3½4“.

84. 2 mangueiras de 3½4“.

85. 2 tampões finaes para mangueira.

XII – Materiaes para o equipamento electrico da sub-estação

86. A – Peças para as machinas.

Para o motor F. 301 h – 1.000.

a) bobinas para o motor.

b) 4 bolinhas para o stator.

c) 1 bucha para o mancal do lado da excitatriz.

d) 1 bucha para mancal do lado de accionamento.

e) 6 porta escovas.

f)  4 escovas de bronze B B 25.

g) 2 anneis para lubrificação.

87. B – Para o gerador G M 282.

a) 1 induzido com collector e eixo.

b) 1 bobina para os polos principaes.

c) 1 bobina para polos auxiliares.

d) 18 porta-escovas, N E G 15/25.

e) 36 escovas de carvão, E B 15.

f) jogo de chumaceiras com anneis lubrificadores.

88. C – Para o transformador de demarragem kosa.

a) 1 enrrolamento completo para tres nucleos.

b) 6 bornes e uma para a caixa.

89. D – Para o interruptor de demarragem R. 327.

a) 10 molas de contacto C F N 16.

b) 20 parafusos L 2 A 12, de ferro laminado.

c) 3 interruptores.

d) 3 facas interruptores.

e) 4 peças isolantes.

f) 2 peças isolantes.

g) 4 resistencias cylindricas.

h) 4 passagens com tampas.

i) 3 isoladores supporte S T J III.

XIIl – Installação distribuidora

90. A – Para 6 desligadores de faca R. 1.242 II 200.

a) 4 isoladores S T J II.

b) 2 contactos para o fulchro.

c) 2 contactos para a frente.

d) 2 facas interuptoras.

91. B – Para 2 seguranças para transformadores de medição.

a) 2 isoladores S T J II.

b) 8 fusiveis.

c) 2 resistencias cylindricas W Z 652/W.

92. C – Para 2 desligadores de faca R. 1.241 I 200.

a) 2 isoladores S T J I.

b) 1 contacto para o fulchro.

c) 1 contacto para a frente.

d) 1 faca interruptora.

93. D – Para bobinas unipolares de auto reacção. R. 1.812/200/25 amps.

a) 2 isoladores S T J II.

b) 1 bobina completa.

94. E – Para a resistencia a oleo R. 1.372/6.

a) 2 fitas de resistencia em armação de madeira.

b) 3 isoladores S T J O.

c) 2 passagens com tampas.

d) 6 fusiveis para 6.000 volts.

e) cesto metallico.

f) 3 chifres.

95. F – Para a resistencia abafadora R. 1.704.

a) 2 isoladores S T J I.

b) 3 resistencias cylindricas W Z 602.

96. G – Para o interruptor de proteção a oleo, R. 2.182 III 200.

a) 1 passagem com flange série II.

b) 1 contacto pequeno.

c) 1 contacto grande.

d) 1 faca interruptora principal.

e) 1 faca interruptora auxiliar.

f) 1 pino isolado para a faca pos.50.

g) fusiveis thermicos.

h) 5 discos signal.

97. H – Para o interruptor de maxima e minima R. 857 l 350.

a) 2 bases para o excitador de faiscas.

b) 10 parafusos de ferro laminado.

c) 2 molas de contacto para 350 ampères.

d) fitas de contacto.

e) 2 peças de contacto superiores com pino de ligação, porcas e arruellas.

f) 2 peças de contacto inferiores.

g) 2 bobinas de corrente.

h) 2 tubos isolantes.

i) 2 encostos para 350 ampères.

j) 2 peças para linquetas.

k) 2 trincos travadores.

l) 2 molas para trincos travadores.

m) 2 molas de retenção.

n) 2 molas não aferidas para relais.

o) 2 contactos auxiliares com mola.

p) 2 contactos auxiliares exteriores.

q) 6 parafusos de contacto com porcas.

r) 4 placas para fixação da capa de faiscas.

s 1 bobina de tensão para 350 ampères com resistencia em série para 800 volts.

t) 2 jogos de excitadores de faiscas prolongados.

u) 4 chifres excitadores de faisca para 350 ampères com ferro de carvão e cobre.

98. I – Para lampadas signal.

a) 3 lampadas esphericas de 1-2 velas, para 110 volts.

b) 3 globos de vidro vermelho.

Secretaria de Estado da Viação e Obras Publicas. Directoria Geral de Expediente, 29 de março de 1924. – Gustavo A. da Silveira, director geral.