DECRETO N

 

DECRETO N. 17.458 – DE 6 DE OUTUBRO DE 1926

Approva os projectos apresentados por „The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company Limited“, para a construcção de um novo deposito para carros, tres bagageiros, um carro para sub-estação portatil, um carro de soccorro e novas extensões e ramaes de linhas, e concede isenção de imposto de importação e de expediente para o material necessario.

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil, attendendo ao que requereu „The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company, Limited“, e tendo em vista as informações prestadas pela Inspectoria Federal das Estradas, em officios ns. 60/S, de 26 de janeiro ultimo e 431/S, de 28 de junho findo, e o disposto no decreto legislativo n. 4.293, de 5 de julho de 1921,

DECRETA:

Art. 1º Ficam approvados, de conformidade com os documentos que com este baixam, rubricados pelo director geral de Expediente, da Secretaria de Estado dos Negocios da Viação e Obras Publicas, os projectos apresentados pela requerente para a construcção de um novo deposito para carros, tres carros motores bagageiros, um carro para sub-estação portatil, um carro de soccorro e novas extensões e ramaes de linhas.

Art. 2º A’ „The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company, Limited“ fica concedida isenção do imposto de importação e de expediente para o material necessario ás construcções a que se refere o art. 1º e constante da relação que com este igualmente baixa, rubricada pelo referido director geral de Expediente, ficando subordinada esta isenção á verificação de que tratam os arts. 4º e 5º do decreto legislativo n. 4.293, de 5 de julho de 1921.

Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1926, 105º da Independencia e 38º da Republica.

ARTHUR DA SILVA BERNARDES. 

Francisco Sá.

Annibal Freire da Fonseca.

 

RELAÇÃO DE MATERIAES A QUE SE REFERE O DECRETO N. 17.458, DESTA DATA

I – Materiaes para construcção de tres bagageiros, um carro para sub-estação portatil e um carro de soccorro

Item – Quantidade e unidade – Material – Material a ser empregado na construcção de cada carro

1.

13 toneladas de aço ou ferro em peças apparelhadas para construcção de bondes e trucks, 2.600 kilos.

2.

8 toneladas de controllers para os motores com suas resistencias e accessorios, sendo seis para os bagageiros e dous para o carro soccorro.

3.

4 jogos de disjunctores electricos e accessorios, sendo tres para os bagageiros e um para o carro soccorro.

4.

6 toneladas de eixos de aço para os trucks, 1.200 kilos, quatro eixos para cada carro.

5.

4 jogos de freios pneumaticos com compressores de ar e todos os demais accessorios, sendo tres para os bagageiros e um para o carro soccorro.

6.

8 kilos de freios manuaes para os carros, sendo seis par a os bagageiros e dous para o carro soccorro.

7.

16 motores electricos e aecessorios, sendo 12 para os bagageiros o quatro para o carro soccorro.

8.

750 kilos de molas de aço para carros e trucks, 150 kilos, 48 peças por carro.

9.

4 jogos, de pára-raios electricos para os carros, sendo tres para os bagageiros e um para o carro soccorro.

10.

3 registros de passagens com chapas de vidro, que podem vir juntas ou separadas, um para cada bagageiro.

11.

6 toneladas de rodas de aço ou ferro para os carros, 1.200 kilos, oito para cada carro.

12.

4 jogos de salva-vidas, completos, sendo tres para os bagageiros e um para o carro soccorro.

13.

1 guindaste electrico, com tres motores, controllers, resistencias e mais pertences e accessorios, para a construcção de um carro soccorro, sendo um guindaste para o carro soccorro.

 

II – Materiaes para construcção de novo deposito para carros

1.

1 elevador electrico para bondes, com motor, chaves de controlle e mais accessorios.

2.

1 bomba para agua com motor electrico e accessorios.

3.

1 guindaste electrico portatil com motor e mais accessorios.

 

III – Materiaes para construcção de novas extensões e ramaes de linhas

1.

120 portes de aço, pesando juntos cerca de 30 toneladas.

2.

6.500 metros de cabo de ferro ou aço simples ou galvanizado, pesando cerca de duas toneladas.

 

Directoria Geral de Expediente da Secretaria de Estado dos Negocios da Viação e Obras Publicas, 6 de outubro de 1926. – Moraes Martins, director geral, interino.                  (7. 724)